Muita gente acredita que previdência é uma preocupação para quem já se aproxima da aposentadoria. Na verdade, quanto mais cedo se começa a investir, mais chances se têm de garantir uma vida tranquila no futuro.

O INSS já não é mais suficiente: com consecutivos resultados negativos, agravados pela pandemia, a Previdência Social não tem previsão de
melhorar. E as pessoas estão percebendo: o setor de previdência complementar cresceu expressivamente nos últimos anos.

Mesmo investimentos mais tímidos já são suficientes para alcançar grandes resultados no futuro. É a “mágica” dos juros compostos, como dizem os influenciadores de economia. Nesse sentido, as famílias da Centrus têm surpreendido: temos participantes que fazem os primeiros aportes antes mesmo de dar os primeiros passos. O importante é começar.

O CentrusPrev+ – CP+ foi pensado para proporcionar um futuro mais seguro e tranquilo para você e sua família, com a possibilidade de realização de sonhos e projetos de médio prazo.

Quem já participa de um plano da Centrus pode aderir ao CP+ ou indicar cônjuge e filhos para terem o seu próprio plano. Além disso, a Centrus estabeleceu parceria com as associações de aposentados do Banco Central – AAFBC, Abace, Amasb e Arfab — que possibilita a inclusão de um número maior de familiares no plano. Importante ressaltar que o familiar indicado se torna participante titular do CP+.

Com o CP+, além de assegurar uma renda futura aos seus familiares até o terceiro grau, você contribui, também, para o fortalecimento da cultura previdenciária, com a conscientização das novas gerações quanto ao valor de um pequeno esforço, hoje, para assegurar um futuro mais tranquilo, seguro e com mais liberdade.

Apresentamos algumas vantagens de se ter um plano de previdência privada, como o CentrusPrev+.

1) Redução do pagamento de IR

A previdência privada conta com benefícios fiscais, o que a torna um dos melhores veículos para acumulação de recursos visando o longo prazo. Não é por acaso que escritórios especializados em gestão de grandes fortunas no Brasil usam a previdência como uma alternativa eficiente de planejamento fiscal e gestão de recursos.

No entanto, poucas pessoas conhecem as vantagens da previdência privada e deixam de aproveitá-la para rentabilizar seus investimentos e planejar sua aposentadoria.

Quem faz a declaração de IR pela modalidade completa pode abater, na declaração de ajuste anual do IRPF, as contribuições efetuadas até o limite de 12% da renda bruta tributável.

2) Potencialização do retorno dos seus investimentos

Outra excelente vantagem de investir em previdência é a possibilidade de montar um portfólio de investimentos de médio e longo prazos, diversificado, com apenas um veículo, facilitando o acompanhamento e controle de seus investimentos.

Em vez de tentar acompanhar diversas classes de ativos para montar seu portfólio de investimentos para aposentadoria, veja ao lado como é simples usar um fundo de previdência como o CP+, que possui uma carteira equilibrada, diversificada e com estratégias sofisticadas de investimento.

3) Ferramenta de planejamento sucessório

A previdência privada é usada por muitos especialistas em gestão de patrimônio como uma ferramenta de planejamento sucessório, pois permite o cadastro de beneficiários que receberão os recursos acumulados no plano no caso da falta do titular, sem entrar em inventário.

Bem-planejado, esse benefício de acesso facilitado e célere aos recursos da previdência permite que a família cumpra com suas obrigações urgentes, inclusive com os custos de desembaraço do restante do patrimônio a ser repartido, como o pagamento de tributos e os honorários de advogados.

Texto elaborado por Asafe Cerqueira – Coordenador na Gerência de Operação com Participantes da Centrus