A nova dirigente é a segunda mulher a liderar a Centrus em 45 anos

O Conselho Deliberativo da Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus) oficializou, nesta segunda-feira (17/3), a posse de Carolina de Assis Barros como diretora-presidente da instituição. Ela sucede a Altamir Lopes, que esteve à frente da entidade por quase nove anos.

Carolina é a segunda mulher a compor e a presidir a Diretoria-Executiva da Centrus em toda a sua história. A nova presidente assume o cargo após uma longa trajetória no setor público. Graduada em Administração, é mestre em Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade de York, no Reino Unido, e possui MBA em Administração Financeira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Servidora do Banco Central (BC) há 24 anos, ocupou cargos estratégicos na autoridade monetária, entre eles os de diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, diretora de Administração, secretária-executiva, chefe de gabinete da Presidência e chefe do Departamento de Comunicação. Entre 2013 e 2014, acumulou sua atuação no BC com a função de conselheira fiscal da Centrus, representando a autarquia.

Ao assumir a presidência, Carolina lidera a Centrus em um ano significativo: em 2025, a Fundação celebra 45 anos de história e conquistas. Sua chegada vem acompanhada de um forte compromisso com a continuidade e expansão da atuação da Fundação, incluindo a ampliação da base de participantes, a atração de novos patrocinadores e instituidores, e o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras para todos os atuais e futuros públicos da Fundação.