A Fundação Banco Central de Previdência Privada – Centrus é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC, sem fins lucrativos. Patrocinada pelo Banco Central do Brasil e por ela própria, foi autorizada a funcionar pela Portaria GM nº 2075, de 31 de março de 1980, do Ministério da Previdência Social – MPS.
A Centrus nasceu com o objetivo de instituir e executar planos de benefícios de caráter previdenciário, para os então empregados do Banco Central, situação mantida até 31 de dezembro de 1990, quando implantado o Regime Jurídico Único, pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Atualmente, a Centrus paga benefícios ao grupo inicial e oferece planos de benefícios aos servidores ativos e aposentados do Banco Central, aos seus familiares e a você, empregado da Fundação, extensivo aos seus familiares.
Proporcionar bem-estar e segurança à família.
Ser reconhecida pela excelência e inovação no segmento de previdência complementar.
Ética, Excelência, Transparência, Reponsabilidade Social e Inovação.
Conselho Deliberativo:
órgão máximo da estrutura organizacional, ao qual compete decidir sobre a política geral de administração da Fundação e de seus planos de benefícios.
Composto por seis membros, sendo três designados pelo patrocinador Banco Central e três eleitos pelos participantes e assistidos, os conselheiros têm mandato de quatro anos, com garantia de estabilidade, permitida uma recondução.
Conselho Fiscal: órgão responsável pela fiscalização da gestão econômico-financeiro e pelo controle interno das atividades.
Constituído por quatro membros, sendo dois designados pelo patrocinador Banco Central e dois eleitos pelos participantes e assistidos, os integrantes do colegiado têm mandato de quatro anos, vedada a recondução.
Diretoria-Executiva: órgão responsável pela administração da Centrus. Composta por quatro membros, e nomeada pelo Conselho Deliberativo, com mandato de quatro anos, permitida a recondução.
Comitês
A Centrus possui quatro comitês, em instância consultiva, formados por membros com experiência e conhecimento técnico
para assessorar a alta administração na tomada de decisão.
• Comitê de Investimentos e Gestão - CIG;
• Comitê de Aplicações - CAP;
• Comitê de Avaliação de Desempenho - CAD;
• Comitê de Gestão de Crises - CGC.
A Fundação dispõe, ainda, do Comitê de Ética da Centrus - CEC, órgão de governança corporativa independente, formado
majoritariamente por representantes eleitos pelos empregados e servidores cedidos. Que tem por função zelar pelo
respeito aos princípios e aos valores éticos da instituição.
Estatuto
A Fundação tem estatuto próprio, no qual estão expostas as diretrizes gerais que estabelecem o seu padrão de funcionamento.
O Estatuto e suas alterações são submetidos ao Conselho Deliberativo, ao patrocinador Banco Central e à Previc, para aprovação.
Regimento interno
Documento administrativo que regula, por normas disciplinadoras, as atividades internas da Centrus, detalhando as atribuições
e as competências de seus órgãos estatutários, dos componentes administrativos e dos comitês e as regras para eleição de
membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
As propostas de alteração do Regimento Interno são submetidas à aprovação do Conselho Deliberativo.
Regulamento dos planos administrados
Cada plano de benefícios possui regulamento próprio, no qual estão contidas as disposições contratuais que regem os direitos
e as obrigações de cada participante ou assistido e do respectivo patrocinador com o plano.
O plano de complementação de aposentadoria destinado aos empregados da Centrus é o Plano de Contribuição Definida – PCD. O
empregado pode contribuir até 12% do salário e a Centrus, como patrocinadora, contribuirá com parcela no mesmo percentual.
Estatuto
DownloadRegimento Interno – RI
DownloadCódigo de Conduta e Ética da Centrus – CCEC
DownloadAcordo Coletivo 2023
DownloadPlano de Saúde
DownloadAuxílio Educação
DownloadGuia de Boas Práticas nas redes sociais
DownloadRegulamento de Segurança em TI – RSTI
DownloadRegulamento do PCD
Download